Características
novembro 24, 2021

A versatilidade do trigo na agricultura para além da alimentação

De: Equipe Agronômica
Paisagem do Campo
Paisagem do Campo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O trigo é considerado a segunda cultura mais consumida no mundo. São muitos alimentos derivados do grão ao redor do mundo, em diferentes receitas culturais. Desde o pão até à cerveja, o propósito é fornecer energia para as pessoas. Mas existem versatilidades do cereal para além da alimentação. Batemos um papo com Diego Guterres, especialista da Yara, para entender melhor sobre isso.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para trigo

Quero comprar online

Mercado do trigo

Considerada a principal cultura de inverno cultivada no sul do Brasil, a produção de trigo passou de 2,297 em 2019 para 2,576 milhões de hectares em 2020, devido às necessidades que a pandemia trouxe ao mercado. Já quando o assunto é a agricultura, o Guterres explica: “No âmbito das propriedades rurais, é um componente chave na rotação de culturas no sistema plantio direto.”

 

Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul são os principais produtores do grão no país e importantes praticantes desta rotação. “A semeadura geralmente acontece entre abril a julho e a colheita entre agosto e dezembro. É nesse período que o trigo tem destaque e traz melhorias para o agro”, conta Diego. Dentre as vantagens do grão, ele cita:

 

🌾 Contribui para a ciclagem dos nutrientes;

🌾 Protege o solo da ação erosiva das chuvas;

🌾 Ajuda no controle de pragas, doenças e plantas daninhas no sistema produtivo;

🌾 Produz renda entre as safras de verão, contribuindo para a redução de custos fixos do negócio.

Nutrição da cultura do trigo

Mas para que isso aconteça, é preciso estar atento a alguns cuidados. A nutrição entra como um agente fundamental no cultivo de qualidade, válida tanto para beneficiar as propriedades ou a alimentação final. Confira as dicas de Guterres:

🌾 Manejo de adubação com base no Manejo 4C (fonte, dose, momento e local corretos);

🌾 Estabelecimento de uma lavoura uniforme, por meio da qualidade das sementes, do processo de semeadura e da adubação de base com adubos que contenham alta qualidade granulométrica e todos os nutrientes em cada grânulo;

🌾 Tratamento de sementes com zinco, combinado com o uso de fertilizantes com nitrogênio nas formas nítrica e amoniacal para um ótimo estabelecimento da cultura;

🌾 Manejo adequado da adubação nitrogenada para maximizar o rendimento e a qualidade de grãos;

🌾 Fornecimento de enxofre na forma de sulfato em combinação com o nitrogênio, pois os dois nutrientes são fundamentais para a síntese de proteínas;

🌾 A aplicação foliar de produto a base de potássio no início do enchimento de grãos para a remobilização de fotoassimilados das folhas para os grãos, contribuindo para a formação de grãos de qualidade;

🌾 Aplicação foliar de produtos para mitigar efeitos de estresse na cultura, como também de produtos auxiliares à fotossíntese, contendo magnésio, manganês, cobre e zinco.

Todas essas orientações do especialista representam diferentes etapas do cultivo do trigo. A Yara possui produtos pensados especialmente para isso, que fazem parte do Programa Nutricional ProTrigo. Cada fertilizante auxilia de uma forma diferente para o sucesso do agronegócio do produtor.

Conheça as soluções na ordem adequada abaixo:

Confira a linha completa de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades