Características
janeiro 03, 2023

Plantio de abacaxi — Melhores práticas

De: Equipe Agronômica

Confira o artigo para ver as três melhores práticas para ter mais sucesso e lucro com o plantio de abacaxi.


Plantação de abacaxi com folhas e frutos verdes
Plantação de abacaxi com folhas e frutos verdes

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O abacaxi é nativo da América do Sul, podendo ser cultivado em todos os estados brasileiros. O Brasil é o maior produtor rural da fruta, com 2,69 milhões de toneladas em cerca de 68,15 mil hectares, e ela é a quinta frutífera mais plantada no país, contribuindo com mais de R$ 2 milhões para o PIB, de acordo com a Embrapa. 

Praticamente toda essa grande produção é absorvida pelo mercado interno, portanto, a fruta representa uma boa oportunidade de lucro para produtores rurais. Contudo, para conseguir a melhor lucratividade com o plantio de abacaxi é preciso ficar atento a alguns pontos durante as etapas de produção. Continue a leitura para descobrir quais são eles.

 

3 melhores práticas para o plantio de abacaxi

Os dois maiores problemas no plantio de abacaxi são o manejo errado de adubos e fertilizantes e a fusariose — murcha decorrente da infestação por cochonilha, também conhecida como broca-do-fruto.

A seguir, explicamos como contornar esses problemas e elencamos outras práticas importantes durante o cultivo!

 

1. Divida o espaço com culturas de ciclo curto

Para obter mais lucro, é possível consorciar o plantio de abacaxi com o de culturas de ciclo curto como:

  • feijão;
  • tomate;
  • quiabo;
  • repolho;
  • amendoim.

 

2. Faça o Manejo Integrado de Pragas (MIP)

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conjunto de técnicas de controle, prevenção e eliminação de fitoparasitas ou plantas daninhas. No caso do abacaxi, o maior desafio é a cochonilha. Existem cultivares resistentes, como as desenvolvidas pela Embrapa e pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas):

  • BRS Imperial;
  • BRS Ajubá;
  • BRS Vitória;
  • AC Fantástico.

Caso opte por outras variedades, como Pérola, Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi, é importante ter ações de monitoramento e controle de pragas para evitar a fusariose. Algumas alternativas são o emprego do sistema de plantio direto  e da rotação de culturas.

 

3. Forneça o melhor programa nutricional

A oferta do melhor programa nutricional é fundamental para a produtividade agrícola. É preciso fazer análises do solo para entender se existe alguma carência. Contudo, a fertilização de plantio e as fertilizações de cobertura são importantes para garantir o melhor desenvolvimento inicial, bem como a produção de maior quantidade de frutos.

Quer descobrir quais são os fertilizantes ideais para o plantio de abacaxi? Confira então o material com a melhor nutrição para a fruta!

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades