Características
dezembro 06, 2022

Plantio de Alho: Dicas para ter mais lucro

De: Equipe Agronômica

Confira o artigo para descobrir três dicas que vão ajudar você a ter mais lucro com o plantio de alho.


Plantio de Alho: Dicas para ter mais lucro
Plantio de Alho: Dicas para ter mais lucro

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O plantio de alho é uma opção lucrativa para muitos produtores rurais. Essa hortaliça é bastante presente na mesa dos brasileiros e é considerada um dos principais condimentos industrializados, portanto, existe um mercado comprador. 

Contudo, se você quer obter um bom retorno financeiro com as plantações, é importante prestar atenção em alguns cuidados importantes na hora do cultivo. Para ajudar você com isso, separamos três dicas!  

3 dicas para ter lucro no plantio de alho

Existem diversas variedades de alho, mas reunimos aqui três orientações gerais para o cultivo que vão ajudar você a ter mais lucro:

1. Conheça as condições climáticas ideais para o plantio de alho

Como o alho é uma cultura de inverno, as regiões Sul e Sudeste do Brasil são mais adequadas para o plantio, com temperaturas médias mensais entre 13°C e 24°C. Na estação mais fria do ano, o ideal é que os termômetros marquem menos de 15°C para estimular o desenvolvimento inicial.

2. Escolha a variedade correta para a sua região

Existem diversas variedades de alho para plantio e a escolha delas interfere na sua lucratividade devido a diferentes fotoperíodos e adaptações climáticas. Além disso, é preciso observar a duração do ciclo de produção. Alguns cultivares podem ser colhidos em 4  meses, enquanto outros precisam de mais de 5 meses.

Vale ressaltar também a importância de evitar variedades que na sua região sejam mais propícias a gerar dentes com menos de 1g e brotamento lateral.

3. Realize o manejo do solo corretamente

A calagem — aplicação de calcário no solo — é um processo necessário para o cultivo, pois, além de acertar a acidez do solo, também contribui para a melhor eficiência dos nutrientes contidos no solo. O pH adequado é de 6,5. Sendo assim, é preciso realizar análises para entender a quantidade de produto a ser utilizado e de aplicações necessárias.

O uso de fertilizantes minerais também é importante para garantir a fertilidade do solo. Contudo, fique atento às doses. O excesso de nitrogênio pode promover a brotação lateral, o que desclassifica o alho para uso comercial. 

O fósforo é um nutriente essencial para o desenvolvimento dos bulbos, enquanto o potássio promove o crescimento da planta como um todo. Contudo, outros minerais também são necessários, como boro, zinco e magnésio.

Quer descobrir como fornecer todos esses nutrientes para as suas plantações? Então confira o melhor programa nutricional para o alho

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades