Características
outubro 30, 2020

Princípios agronômicos do café

De: Yara Brasil
Pé de café com grãos maduros
Pé de café com grãos maduros

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Recomendações nutricionais do café

A cultura do café evoluiu a partir de árvores sombreadas em meio à floresta tropical, e portanto não suporta extremos de temperatura. As condições ideais de são entre 15-25oC, e o melhor desenvolvimento da cultura ocorre em regiões tropicais de altitude elevada.

A fotossíntese é dificultada em temperaturas acima de 25oC e as plantas podem ficar danificadas em temperaturas acima de 30oC. Temperaturas abaixo de 7oC restringem crescimento, e abaixo de 3oC, os danos são irreparáveis. Temperaturas amenas no inverno e na primavera ajudam a homogeneizar a maturação dos frutos, facilitando a colheita. 

Geralmente, é preferível inverno e primavera secos, seguidos por um verão úmido. Um período de dois meses com clima seco, seguido por chuva, são necessários para iniciar o florescimento. Disponibilidade consistente de água é necessária durante enchimento dos grãos visando a obtenção de altas produtividades. A precipitação anual total precisa ser maior que 1000 mm e de preferência o dobro ou o triplo dessa quantidade ou ainda, ser complementada via sistema de irrigação.

 

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para café

Quero comprar online

 

Café de alto rendimento com aproximadamente 12 grãos por galho e também 8 galhos por temporada.
Café de alto rendimento com aproximadamente 12 grãos por galho e também 8 galhos por temporada.

 

Café arábica 

O café arábica é cultivado em duas zonas climáticas ótimas, as regiões equatoriais e dos subtrópicos. Nos subtrópicos, o café arábica é amplamente cultivado entre as latitudes de 16-24o, e em altitudes entre 550-1100m. Essas áreas possuem uma estação seca e chuvosa bem definida, permitindo um período de crescimento e outro de maturação. 

Café arábica

Alguns exemplos dessas regiões de cultivo são os países México, Jamaica, Guatemala, Zimbábue e os estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais no Brasil. Em regiões equatoriais, o café arábica é cultivado em latitudes menores que 10o e altitudes elevadas de 1100-2000m. A precipitação frequente leva a um contínuo florescimento e duas colheitas por ano. A secagem artificial, ao invés da natural em terreiros, é a que apresenta melhores resultados. Alguns países produtores de café em regiões equatoriais são Colômbia, Costa Rica, Quênia e Etiópia.

Café robusta

O café robusta é cultivado em altitudes muito menores (a partir do nível do mar até 900m) em locais entre 0 e 10o de latitude. O café robusta é mais tolerante do que o café arábica a esses climas mais quentes. As principais regiões brasileiras produtoras de robusta são norte do Espírito Santo, sul da Bahia e Rondônia.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades