Soluções para culturas

Batata

Aplicação de fertilizantes de batatas


Perda de produtividade

Os nutrientes devem ser aplicados do modo mais exato possível na zona de absorção, antes ou na época em que a cultura necessitar deles. Caso não se consiga garantir que cada planta obtenha o balanço correto de nutrientes, pode-se prejudicar a qualidade da safra e reduzir a produtividade. 
Os fertilizantes de pré-plantio são ou espalhados ou dispostos em faixas. Em geral, os fertilizantes dispostos em faixas fornecem os melhores resultados. 
Ao espalhar o fertilizante, é essencial garantir que este seja uniformemente distribuído. Pequenas variações na distribuição de mais ou menos 10% resultarão em perdas na produtividade de até 0,5 t/ha. Veja a figura.

Ao dispor os fertilizantes em faixas, é importante manter o fertilizante longe dos tubérculos-sementes. Em solos de baixa Capacidade de Troca Catiônica (CTC), a faixa deve estar 10 cm abaixo e 10 cm ao lado da semente, para solos de CTC mais elevada a faixa de fertilizante pode ser disposta mais próxima(por exemplo, 7 cm ao lado e abaixo da semente). O fertilizante não deve ser disposto em faixas sobre a semente, já que a germinação será reduzida. Veja a imagem abaixo:

Aplicação de fertilizantes em solo de alta CTC

Pulverização Foliar na Batata

A aplicação dos nutrientes precisa ser programada com precisão para coincidir com os principais estágios de crescimento; por exemplo, o cálcio no desenvolvimento inicial do tubérculo. Uma vez que diferentes variedades iniciam a formação dos tubérculos em épocas diferentes, é importante verificar visualmente quando os primeiros tubérculos se formam para garantir a eficiência máxima dos nutrientes. Com irrigação por gotejamento, o tubo gotejador deve ser colocado próximo ao topo da amontoa para garantir a quantidade de água adequada no solo e o controle dos nutrientes na zona radicular da batata.

Sistemas suspensos, como pivôs-centrais, permitem que os produtores introduzam fertilizantes solúveis constantemente em todo o período de rega. Aplicações de nutrientes foliares precisam ser realizadas com água suficiente para fornecer cobertura e penetração adequadas no dossel, mas não ao ponto escoar.