Soluções para culturas

Batata

Aumentando a Produtividade da Batata

Os dois componentes de produtividade chave da batata são o número de tubérculos por unidade de área, e tamanho ou peso de tubérculos. Aumentos na produtividade são obtidos ao atingir números de tubérculos adequados, mantendo um dossel verde com aumentos no tamanho e peso dos tubérculos. Um programa nutricional equilibrado que inclua todos os macro e micronutrientes é essencial para auxiliar na manejo de todos esses componentes.

Nutrição das Plantas e Produtividade

O potássio e o nitrogênio são os nutrientes exigidos em maiores quantidades para obtenção de altas produtividades em batata. Enquanto.fósforo, cálcio e magnésio são exigidos em quantidades menores. Porém, existe uma grande demanda por esses macronutrientes durante todo o ciclo, e para evitar limitações na produtividade, é fundamental que quantidades suficientes desses nutrientes estejam disponíveis nos momentos de maior absorção.

Extração de Micronutrientes em Batata

Remoção de micronutrientes

Extração de Macronutrientes em Batatas

Taxa diária de extração de macronutrientes

Extração de macronutrientes

A absorção de nutrientes varia com a fase de crescimento da cultura. Durante o crescimento inicial há uma grande demanda por macronutrientes e é essencial que eles estejam disponíveis no solo quando exigido pela cultura. O potássio e o nitrogênio são necessários ao longo do crescimento vegetativo, formação do tubérculo e do volume.

O potássio é importante para aumentar o rendimento do tubérculo e para manutenção da integridade. O nitrogênio é importante para o crescimento das folhas e tubérculos. Já o fósforo é necessário em grandes quantidades durante o crescimento inicial, por incentivar o enraizamento e números de tubérculos.Para se obter uma lavoura de melhor qualidade, é essencial equilibrar os nutrientes da cultura corretamente.

Os micronutrientes mais importantes nas batatas são: boro, cobre, manganês e zinco. Criar uma estratégia para balanceá-los é essencial para aumentar a performance da lavoura.