Soluções para culturas

Batata

Função do Cálcio na Produção de Batatas

O cálcio é um componente central das paredes celulares, ajudando a construir uma estrutura forte e a garantir a estabilidade das células.

Cálcio e IRS

Cálcio e IRS

Desordens internas, como a IRS ( ferrugem interna ou mancha marrom interna - IBS) pode ser reduzida com uma boa oferta de cálcio na amontoa ou durante o inícioda tuberização.. A experiência mostra que garantir que haja um mínimo de 0,15% de cálcio na casca, melhora o acabamento da casca da batata, aumenta a tolerância a doenças e minimiza o IRS (Russet Burbank, EUA).

Efeito do cálcio na podridão mole

Cálcio e a podridão mole

Fortalecimento da parede celular do tubérculo com cálcio pode ajudar a reduzir a gravidade da podridão mole no armazanamento.

Cálcio e manchas na casca (Ensaios UK)

Cálcio e manchas na casca

O cálcio também reduz o nível de doenças como : rizoctoniose e as sarnas; levando a um melhor acabamento da casca. Porém elevados níveis livres de cálcio no solo, por exemplo, a partir de calcário aplicado  recentemente, podem aumentar o nível de sarna comum devido a alterações bruscas de pH na região onde se encontram os tubérculos.

Absorção de cálcio por variedade e danos nos tubérculos

Absorção de cálcio por variedade

Altos níveis de cálcio no tubérculo também podem reduzir os riscos de danos físicos na colheita e no transporte subsequentes. Quanto as exigências do nutriente, devemos nos ater, pois conforme trabalhos realizados nos EUA mostra, as variedades de comportam de forma diferente na absorção do cálcio.

Ao utilizarmos uma fonte de nitrogênio com cálcio,  nitrato de cálcio em vez de nitrato de amônio, os danos nos tubérculos são reduzidos. Em algumas variedades, o dano pode ser reduzido pela metade.

Cálcio e produtividade

Cálcio e produtividade

Uma lavoura tratada com nitrato de cálcio, faz com que o tubérculo cresça mais rápido e em melhores condições, expandindo assim a produção por planta.  O mesmo se observa em campos de semente, que quando enriquecidos com cálcio elevam a produção e transferem esta memória genética para suas sementes futuras.

Efeito do cálcio nas fases de crescimento

Estágio

Efeito do cálcio

Amontoa

Boa qualidade de casca, redução da mancha de ferrugem interna, tolerância à estresse - escassez hídrica/calor

Desenvolvimento inicial dos tubéculos

Boa qualidade de casca, redução da mancha de ferrugem interna, tolerância à estresse - escassez hídrica/calor

Floração e enchimento

Melhora o aspecto final da casca e reduz o impacto das doenças

Diretrizes Gerais para a Aplicação de Cálcio

(imagem)

O cálcio é um componente central das paredes celulares, ajudando a construir uma estrutura forte e a garantir a estabilidade das células. As paredes celulares ricas em cálcio são mais resistentes a ataques de bactérias e fungos. É essencial durante a divisão e expansão celular, e portanto, essencial antes e durante a fase de rápido crescimento dos tubérculos. 
O cálcio também ajuda a planta a se adaptar aos estresses. Também possui uma função central na regulação do transporte ativo de potássio para a abertura dos estômatos. É bastante eficaz na redução do estresse ao calor , minimizando a murchidão. Em locais onde isso ocorre, foram registradas melhorias de produtividade de até 30%.

Deficiências de Cálcio na Batata

No campo, as deficiências moderadas de cálcio dificilmente mostram sintomas foliares, mas as manchas marrons podem se desenvolver em torno do final do estolão do tubérculo. Sintomas acentuados no campo aparecerão nas folhas. As folhas mais novas tornam-se verde-pálidas e pequenas, enrolam para baixo nas extremidades. As manchas marrons podem aparecer nas margens das folhas. Quando as batatas são cultivadas em soluções hidropônicas sem cálcio, os pedúnculos das folhas e os pontos de crescimento cairão e os tubérculos em desenvolvimento podem mostrar rachaduras acentuadas na casca.