Soluções para culturas

Batata

Função do Fósforo na Produção de Batata

O fósforo é importante para o enraizamento inicial e o desenvolvimento dos brotos, fornecendo energia para os processos da planta, como a absorção e o transporte de íons.

Fosfato e Produtividade

Fósforo e produtividade

No início da tuberização, um suprimento adequado de fósforo garante a formação de números ótimos de tubérculos formados. As doses irão depender do tipo de solo e da análise do solo. O exemplo acima é na batata Desirre, Gales.

Fósforo foliar e número de tubérculos

Fósforo foliar

É importante que o fósforo esteja disponível no início do ciclo. Porém, aplicado antes do início da tuberização, os fosfato foliares  aumentam o número total de tubérculos. Porém devem ser tratados sempre como completo da adubação de solo.

Fósforo foliar e produtividade

Além disso, o fósforo foliar, aplicado após a iniciação da tuberização, foi mostrado em ensaios na Inglaterra, para ter um efeito positivo sobre a produtividade dos tubérculos através do aumento de tamanho. No entanto, o fósforo foliar não é um substituto para o fosfato aplicado no solo. Sem aplicação adequada de fosfato no solo o crescimento no inicío do ciclo e subestimada.

Fósforo e a viscosidade do amido

Fósforo e a viscosidade de amido

Uso de fertilizantes fosfatados pode influenciar na qualidade do amido. Com o aumentar do teor de P no tubérculo, a viscosidade do amido gelatinizado também aumenta e a temperatura da gelatinização diminui. Como o amido é normalmente utilizado como um agente espessante em alimentos e outros produtos, uma boa nutrição de fosfato pode  ter um benefício significativo.

Efeito do Fosfato nos Estágios de Crescimento

Estágio

Efeito do fosfato

Plantio

Mais tubérculos, crescimento, e matéria seca

Antes do estágio de ganho do desenvolvimento inicial dos tubérculos

Mais tubérculos, crescimento mais forte

Desenvolvimento inicial dos tubérculos

Tubérculos maiores

Floração e enchimento

Manter o crescimento dos tubérculos

Diretrizes Gerais para a Aplicação de Fosfato

Após o desenvolvimento inicial dos tubérculos, o fósforo é um componente essencial para a síntese, o transporte e o armazenamento de amido. 
Em situações de elevada imobilização de fósforo, como, por exemplo, os solos vulcânicos ou deficientes em matéria orgânica, P baixo, solos arenosos, é importante que o fertilizante de P seja colocado próximo ao tubérculo. 
Uma vez que o fósforo é relativamente imóvel no solo, colocá-lo em faixas geralmente funciona melhor do que espalhá-lo. 
Embora as batatas sejam bastante responsivas a fosfato em solo novo, a taxa ideal econômica é, em geral, muito difícil de definir. As taxas dependerão do tipo de solo e dos resultados das análises de solo.

Deficiências de Fosfato na Batata

As folhas mais velhas enrolam para cima e podem desenvolver manchas necróticas nas margens. Os tubérculos podem ter manchas de coloração castanho-ferrugem e as plantas são menores com talos mais finos.