Características
setembro 13, 2022

Como funciona o cultivo hidropônico?

De: Equipe Agronômica

O cultivo hidropônico é um sistema agrícola no qual as plantas não ficam em contato com o solo. Quer saber mais sobre isso? Acesse o artigo!


Como Funciona o Cultivo Hidropônico?
Como Funciona o Cultivo Hidropônico?

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A hidroponia é um meio de produção vegetal que está sendo cada vez mais utilizado, especialmente no plantio de hortaliças, tanto no âmbito doméstico como no comercial. A palavra nasceu da junção dos termos gregos hydro, que significa água, e ponos, que significa trabalho.

Neste artigo você vai aprender:

  • o que é cultivo hidropônico;
  • tipos de sistemas de cultivo hidropônico;
  • vantagens do cultivo hidropônico.

Boa leitura!

 

O que é cultivo hidropônico 

O cultivo hidropônico é um sistema de produção de vegetais sem que haja um contato entre o solo e as plantas. Nesse caso, ao invés de ficar sob o solo, as raízes das plantas ficam submersas em uma solução nutritiva cujas características atendem especificamente à espécie cultivada.

Tipos de sistemas de cultivo hidropônicos 

Os tipos de sistema de cultivo hidropônico são divididos em estáticos ou dinâmicos, sendo que os mais utilizados são os dinâmicos. Nesse tipo, a solução aquosa e o ar se movimentam por todo o sistema, enquanto no estático, ela permanece parada junto às raízes. 

Conheça os mais comuns:

Sistema NFT (Nutrient Film Technique

O sistema NFT é dinâmico e é o mais difundido atualmente. Ele consiste na utilização de uma motobomba acionada por um temporizador, que faz com que a solução circule por todo o trajeto do sistema e retorne ao reservatório.

O manejo do NFT é relativamente simples, basta realizar regularmente o monitoramento e gestão da solução nutritiva e a desinfecção dos tubos e dos reservatórios, bem como ficar de olho no funcionamento do sistema. Em caso de falta de energia, a produção pode ficar seriamente comprometida, visto que as raízes ressecam muito rapidamente.

Sistema floating 

Conhecido também como sistema flutuante, o floating consiste em uma espécie de piscina de solução nutritiva na qual os vegetais ficam flutuando. Em geral, são utilizadas placas de isopor com furinhos para acomodar melhor as plantas.

Esse sistema é dinâmico e ideal para regiões de clima muito quente. Ele utiliza uma grande quantidade de água e demanda oxigenação constante. 

Sistema de sub-irrigação

O sistema de sub-irrigação também é dinâmico, sendo conhecido também por drenagem controlada. Nele, utiliza-se uma motobomba acionada por temporizador para encher temporariamente uma bandeja ou bancada de cultura com solução nutritiva, permitindo a absorção desta solução pelas raízes das plantas

Como em qualquer sistema hidropônico, exige adaptações às condições ambientais. Dias mais secos e quentes, por exemplo, exigem uma frequência maior de irrigação.

Sistema de aeroponia 

O sistema de aeroponia é o mais tecnológico e avançado de todos até o momento e, consequentemente, exige mais investimento. Nele, a solução aquosa nutritiva é disponibilizada aos vegetais por meio da nebulização em uma câmara escura, que é acionada por um temporizador.

Enquanto as raízes das plantas ficam na câmara fechada, suas folhagens recebem luz (seja natural ou artificial). Esse sistema demanda muita atenção ao fornecimento de energia elétrica: é necessário contar com um gerador, porque uma pane coloca a perder toda a produção.

Sistema de pavio

Por fim, trouxemos para apresentar também um sistema de cultivo hidropônico estático, mais comumente utilizado em plantações domésticas. Nele, um pavio conecta o vaso da planta à solução, distribuindo para ela os nutrientes necessários.

 

Vantagens do cultivo hidropônico 

Não é à toa que o modelo de cultivo hidropônico vem crescendo tanto no Brasil nos últimos anos. Esse sistema oferece vantagens bastante interessantes tanto para o produtor quanto para o consumidor. Confira:

Vantagens do cultivo hidropônico para o produtor

Por mais que montar o sistema exija um investimento inicial, ele é rapidamente retornado. Isso acontece porque no cultivo hidropônico os ciclos de produção são menores e demandam muito menos gastos com água, insumos e mão de obra.

Outra vantagem é o fato desse tipo de cultivo agrícola não depender do solo, o que o torna possível mesmo em centros urbanos e suas proximidades — reduzindo, também, os custos com transporte e distribuição. 

Além disso, a hidroponia é muito mais facilmente adaptável a diferentes tipos de clima e especificidades das culturas, o que permite haja produção durante todo o ano e não apenas nas épocas mais propícias. 

Por conta de todos esses benefícios, o cultivo hidropônico é uma ótima solução tanto para pequenos quanto para grandes produtores.

Vantagens do cultivo hidropônico para o consumidor

O consumidor, por sua vez, ganha bastante em questão da qualidade do alimento que leva para casa: as hortaliças hidropônicas estão muito menos sujeitas ao ataque de pragas e ao estresse ambiental (como ventos, chuvas e insolação). Isso faz com que cresçam muito mais vigorosas, com melhor sabor e menor risco de eventual resíduo de defensivos agrícolas. 

Se você gostou do artigo e se interessou pelo assunto, aproveite para ler também o nosso artigo sobre as vantagens do cultivo indoor

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também nossos webinars exclusivos