Características
novembro 16, 2022

9 Tipos de milho para plantio

De: Equipe Agronômica

Existem diversos tipos de milho para plantio, cada um com uma combinação única de características. Leia este artigo para conhecer mais sobre eles!


9 Tipos de milho para plantio
9 Tipos de milho para plantio

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Atualmente, existem diversos tipos de milho para plantio e cada variedade possui propriedades únicas, tanto no que diz respeito à capacidade de adaptação quanto no que se refere aos traços fenotípicos.

Essas variações tornam a tomada de decisão sobre qual tipo plantar ainda mais importante, já que é preciso prestar atenção às necessidades individuais de cada variedade.

Para conhecer um pouco mais sobre as variedades disponíveis, confira este artigo. Você vai ler sobre:

  • quais são os tipos de milho para plantio;
  • o que preciso observar antes de escolher entre eles;
  • como se decidir entre as variedades existentes.

 

Quais são os tipos de milho para plantio?

As variedades para plantio se diferenciam em características relacionadas à produtividade dos grãos de milho, à polinização, à velocidade de crescimento do milho e à palatabilidade. Conheça nove delas:

1. Grãos

Este tipo de milho apresenta boa polinização e espiga bem desenvolvida.

2. Milho para silagem

Este milho para plantio é caracterizado pelo crescimento vegetativo e pela alta palatabilidade.

3. Milho pipoca

Como o nome indica, esse tipo de milho é voltado para a produção de pipoca. Para estourar com mais facilidade, seus grãos são pequenos e têm alta capacidade de expansão — que, inclusive, é o que determina o seu valor de mercado.

Eles também apresentam espigas menores que as demais, grãos em formato de gota e bastante duros. 

4. Milho dentado

Voltado para a alimentação animal, seus grãos são firmes e apresentam bordas duras. A cor do milho dentado vai do branco ao amarelo passando por nuances marrons e avermelhadas.

5. Milho doce

Esse tipo de milho para plantio apresenta rusticidade e alta palatabilidade combinados com um sabor adocicado. Com grãos de fácil digestão, o cultivo de milho doce requer baixo investimento.

6. Milho verde

O milho verde apresenta rusticidade e requer baixo investimento. Esse tipo de milho para plantio oferece uma alta concentração de vitaminas.

7. Milho branco

Amplamente utilizado em receitas como canjica, o milho branco é rico em vitaminas do complexo B.

8. Milho duro

O milho duro apresenta cores que variam entre o laranja e o vermelho. Seus grãos são grandes, rígidos e firmes, com superfície lisa e brilhante. 

Este tipo de milho para plantio é utilizado em receitas como canjica, massas e até mesmo cervejas.

9. Milho farináceo

O endosperma do milho farináceo, ou seja, seu interior, onde se concentram os grânulos de amido, é mole. O grão é macio e tem sabor adocicado e suave, podendo ser branco ou amarelo.

Ideal para produção de farináceos, este tipo de milho é indicado para receitas sem glúten, como pães e biscoitos em geral.

Veja também: Como o monitoramento de cultivos através de imagens de satélite traz o aumento de produtividade?

O que preciso observar antes de escolher o milho para plantio?

De forma geral, é importante tomar nota sobre alguns pontos, como:

  • período do ano durante o qual o milho será cultivado;
  • histórico do clima no período desejado para cultivo;
  • se ele será cultivado na safra ou safrinha (primeira e segunda safra, respectivamente);
  • pragas e doenças mais comuns;
  • tipos de planta daninha encontrados com maior frequência na região;
  • capacidade de luminosidade e de irrigação;
  • nutrição da plantação, incluindo adubos nitrogenados e ricos em matéria orgânica.

Como escolher o milho para plantio entre as variedades existentes?

Para escolher o milho para plantio entre as variedades existentes, vale considerar o planejamento do sistema produtivo. Da mesma forma, é importante analisar as características de cada tipo de milho, já que elas levam a resultados diferentes. Confira:

Milho verão ou milho para plantio na primeira safra

Considerada o melhor período climático, a primeira safra pode incluir híbridos para silagem, ou seja, com maior desenvolvimento vegetativo.

Além disso, é importante considerar que este é o período de maior incidência de pragas e plantas daninhas. Por isso, escolher grãos que sejam resistentes a herbicidas e insetos pode ser uma boa ideia.

Milho safrinha ou milho para plantio na segunda safra

O milho safrinha é comumente utilizado durante a rotação de culturas com cultivos de soja, por exemplo. A escolha de grãos resistentes a pragas e doenças é interessante, assim como o investimento no controle de plantas daninhas tanto no período entressafra quanto na cultura anterior.

Veja também: Adubação Nitrogenada em Milho Safrinha

Seja qual for a sua escolha, a adubação do milho favorece o equilíbrio nutricional e aumenta a eficiência operacional necessária a cada etapa do cultivo do milho, melhorando a rentabilidade da operação e reduzindo perdas no processo.

Para saber mais sobre os benefícios da adubação, leia nosso artigo sobre fertilizantes nitrogenados e entenda como melhorar o desempenho das suas plantações por meio de um bom programa nutricional!

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades