Soluções para culturas

Batata

Aumento do Tamanho do Tubérculo da Batata

A uniformidade e o tamanho do tubérculo são essenciais para todo mercado, seja o de batatas frescas, de sementes ou de processamento. Desta forma, tudo que o produtor puder fazer para prolongar o dossel foliar saudável, aumentará o tamanho médio dos tubérculos.

Nutrição das Plantas e Tamanho dos Tubérculos da Batata

A nutrição balanceada é importante para o aumento do tamanho do tubérculo da batata. Nitrogênio, fosfato, potássio, cálcio, magnésio e manganês, todos demonstraram ter efeitos sobre o tamanho do tubérculo da batata.

Nitrogênio

O nitrogênio é importante para promover o crescimento e fornecer uma alta produtividade. Esse nutriente é bastante necessário durante a formação das folhas e, depois, para o crescimento e tamanho dos tubérculos, já que garante ótima produção de fotossintatos nas folhas. O nitrogênio introduzido no estágio inicial de desenvolvimento da planta ajudará a formar o tamanho geral do dossel foliar, enquanto nos estágios posteriores de crescimento, o uso do nitrogênio ajuda a manter o verdor do dossel e a maximizar a produção.

Entretanto, isso precisa ser balanceado, já que um excesso de nitrogênio no início pode levar ao crescimento excessivo do vegetal; e um suprimento excessivo de nitrogênio em estágios tardios de crescimento manterá a planta desenvolvendo-se por mais tempo. Em ambos os casos, a preocupação é com sanidade da planta e qualidade do produto final. Porém, em climas quentes e secos, em que o potencial real de produção e o tamanho desejado do tubérculo não são alcançados, o suprimento adicional de nitrogênio pode prolongar o ciclo, elevando o crescimento dos tubérculos.

Nitrogênio

Assim, a taxa e a época certas de introdução do nitrogênio são importantes no controle da produtividade da batata, do tamanho dos tubérculos e das características desejadas de qualidade. 
Esta série de testes realizados na Inglaterra demonstra que o aumento das taxas de nitrogênio resultou em um aumento do tamanho dos tubérculos e, consequentemente, na produção geral.

A forma do nitrogênio também é importante. O uso balanceado de amônia e nitrato é fundamental. Uma vez que o excesso de nitrogênio fornecido sob a forma de amônia, reduz o pH da zona radicular e,  promovendo o fungo rhizoctonia. Assim, observamos que durante o desenvolvimento inicial da planta até o crescimento do tubérculo, o nitrogênio nítrico apresenta vantagens distintas e é a fonte preferível.

Fosfato

Fosfato

O fosfato foliar, aplicado após o desenvolvimento inicial do tubérculo, aumenta o seu tamanho e, consequentemente, a sua produtividade. Porém, o fosfato foliar não é um substituto do fosfato aplicado ao solo e, sem a quantidade adequada desse nutriente no solo, o crescimento no inícial ficará abaixo das expectativas. 
Esses testes realizados de forma independente na Inglaterra mostram um aumento consistente na produção em decorrência de aplicações de fosfato foliar após o desenvolvimento inicial, resultando em um aumento no tamanho do tubérculo e, consequentemente, na produção geral.

Potássio

A batata  absorve grandes quantidades de potássio em todo o período de crescimento, sendo o nutriente de maior consumo e impacto nas  produções elevadas. 

Cálcio 

Aplicações de cálcio durante a fase de desenvolvimento do tubérculo podem aumentar o seu tamanho.

Cálcio

Magnésio

Magnésio e produtividade

O magnésio é necessário durante a fase de desenvolvimento do tubérculo e, se o suprimento for restrito, o tamanho do tubérculo e a produção serão reduzidos. Os solos com deficiência acentuada de magnésio podem reduzir a produção em até 15%; em tais casos, aplicações regulares de magnésio anualmente alcançaram aumentos na produção de 1 a 10% em testes.

Outras Práticas de Manejo de Culturas que Aumentam o Tamanho do Tubérculo da Batata

  • Plantio de batatas envelhecidas fisiologicamente que emergem de forma rápida 
  • Plantio em temperaturas adequadas de solo para garantir o rápido aparecimento da planta
  • Uso de irrigação, nutrição e métodos de proteção da planta para garantir vida máxima do dossel e crescimento ilimitado do tubérculo 
  • Dessecação no estágio correto para atender aos requisitos do mercado