Características
outubro 06, 2023

Plantio de Soja: Erros Comuns e Práticas Para Otimizar o Cultivo

De: Equipe Agronômica

O plantio de soja é um dos mais importantes cultivos agrícolas do mundo, e os produtores que querem fazer parte dessa estatística precisam se atentar aos principais erros e práticas que otimizam os resultados. Leia o artigo e entenda!


Plantio de Soja: Erros Comuns e Práticas Para Otimizar o Cultivo
Plantio de Soja: Erros Comuns e Práticas Para Otimizar o Cultivo

 

A soja é uma das culturas agrícolas mais importantes do mundo e o seu cultivo tem se tornado uma opção cada vez mais estratégica para os produtores. Alcançar boa produtividade e qualidade nessa safra, no entanto, não é uma tarefa tão simples: existe uma série de desafios e obstáculos a serem enfrentados.

Leia este artigo para conferir:

  • os erros mais comuns no plantio de soja;

  • principais dicas para otimizar o plantio de soja.

Conheça os 4 erros mais comuns no plantio de soja

Os erros listados abaixo podem prejudicar, e muito, o rendimento da sua cultura de soja:

1. Escolha da cultivar inadequado

A cultivar mais adequada para a sua cultura de soja deve ser escolhida não apenas com base na temperatura da região, mas também no fotoperíodo, ou seja, a duração do dia em relação à noite, considerando-se as 24h. 

Caso seja feita uma escolha errada, o rendimento da lavoura tem grandes chances de ser prejudicado e não entregar os melhores resultados. Para saber qual é a melhor alternativa para sua fazenda, é possível usar a ferramenta de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), disponibilizada online pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

2. Má distribuição das sementes na semeadura

A soja é usualmente semeada com espaçamento de entre 40 e 50 cm entre as linhas do plantio. Tão importante quanto um espaçamento entre linhas adequado, é a uniformidade de distribuição das sementes na linha, tanto em distância quanto em profundidade.

A má distribuição pode causar problemas com:

  • falta de uniformidade no desenvolvimento das plantas;
  • concorrência entre as mudas por espaço, água, luz solar e nutrientes;
  • baixa produtividade;
  • aumento de pragas e doenças, potencializados pela proximidade intensa que favorece o acúmulo de umidade e de sombra;
  • perda de eficiência no uso de insumos;
  • dificuldades na colheita.

3. Falta de monitoramento nas lavouras

O monitoramento das lavouras é essencial para perceber rapidamente qualquer problema como deficiência nutricional, problemas de umidade ou ataque de pragas. 

A boa notícia é que estamos na era da agricultura 4.0 e, por isso, os produtores podem contar com diversas inovações tecnológicas no campo que tornam essa tarefa de monitoramento muito mais prática e eficiente.

4. Aplicação de doses erradas de fertilizantes

A adubação é um processo fundamental para qualquer tipo de cultura, afinal é a aplicação dos variados tipos de fertilizantes que garante os níveis adequados de fertilidade do solo e a consequente produtividade da safra. 

Contudo, para que o resultado seja o desejado, é preciso aplicar a dose correta do produto. Enquanto a ausência de adubos causa uma carência nutricional que limita o crescimento vegetal, o excesso, além de ser um desperdício de recursos e danoso para o meio ambiente, também prejudica as plantas.

Assim como as sementes, os fertilizantes precisam ter uma distribuição uniforme na lavoura, e a granulometria uniforme e a presença de todos os nutrientes em cada grânulo são fundamentais para atingir esse objetivo.

Confira as principais dicas para otimizar o cultivo de soja

Agora que você já conhece os principais erros no plantio de soja, chegou a hora de saber como acertar! Confira as dicas abaixo para otimizar sua produção e mirar nos melhores resultados:

Atente-se à preparação das áreas para cultivo

O solo é a base da agricultura e, por isso, é preciso analisar suas condições e prepará-lo muito bem para alcançar o sucesso nos plantios. Técnicas como a aplicação de calcário no solo, por exemplo, podem ser necessárias caso a terra apresente um pH muito ácido, que venha a prejudicar o desenvolvimento das plantas.

Outras questões também devem ser cuidadosamente observadas, como o nível de compactação do solo, causado por excesso de tráfego de máquinas em condições de excesso de umidade, aliado à uma estrutura de solo frágil.

É importante garantir que essa terra esteja saudável, em boas condições e bem preparada para receber as sementes, caso contrário o resultado da safra será muito aquém do esperado.

Pratique a rotação de culturas

É muito comum que os produtores agrícolas de soja queiram focar apenas nesse tipo de plantação, mas a rotação de culturas é uma prática muito estratégica e importante. Consiste em alternar o cultivo da soja com o de outras espécies vegetais, como milho ou trigo e plantas de cobertura. O objetivo é reduzir a proliferação de pragas e doenças específicas e, também, melhorar a estrutura e a fertilidade do solo.

Respeite as condições adequadas para semeadura

Como já foi dito no artigo, um dos principais erros no plantio de soja está relacionado à má distribuição das sementes. Por isso, é fundamental respeitar as indicações de espaçamento. 

Invista em técnicas de irrigação

Para garantir os níveis adequados de umidade que a plantação de soja demanda, pode ser necessário contar com técnicas de irrigação eficientes. Essa prática é essencial em regiões que não apresentam períodos de chuva regulares. 

Utilize fertilizantes de alta qualidade

Toda safra precisa receber o nível adequado de nutrientes para se desenvolver bem e alcançar seus maiores potenciais de produtividade e qualidade. Por isso, lembre-se de que a escolha dos adubos de alta qualidade é fundamental. 

A Yara Brasil é uma empresa de referência no desenvolvimento de fertilizantes inovadores para as mais diversas culturas, com produtos adequados para todas as fases do cultivo, que vão desde o cultivo até a colheita. 

Para conhecer as opções, acesse a página de soluções para a cultura de soja em nosso site e, em caso de dúvidas, não hesite em contar com a orientação de nossos consultores virtuais.